quarta-feira, 16 de julho de 2014

Leitoa suína

Nada mais Ogro que uma leitoa inteira, não é mesmo?
Este Ogro sempre teve vontade de servir uma leitoa inteira, mas o fato de ser um prato para muitas pessoas sempre foi um fator inibidor.
Ora, como colocar uma multidão dentro de casa para apreciar este prato?
Só depois de muito tempo e em um dia de ócio é que fui achar o leitão baby, aquele pequenininho e com pouca gordura. Me disseram então que já há alguns anos, talvez na esteira das melhorias dos fornos das padarias, este tipo de iguaria tinha ficado mais comum.
Realmente, numa ida ao mercado vi o baby pendurado em dois açougues. Nada tão comum assim, se levarmos em conta que lá existem vários açougues.
Bem, já instruído e num momento onde a peça seria realmente consumida ( o final de ano da empresa ),  resolvi seguir as instruções de outros Ogros mais experientes e pedir para o churrasqueiro preparar. Afinal, se fosse me aventurar, poderia sair errado. Ele foi mesmo na padaria perto e pediu, depois da primeira etapa de preparo, que assassem. Segue a receita tradicional.

Leitoa a Pururuca:

Ingredientes:

1 leitoa baby – 4 a 5 Kg - não passar deste peso.
1 litro de óleo e mais dois copos
3 cebolas picadas
1 copo de vinagre ou vinho tinto
Pimenta-do-reino branca moída a gosto
Tempero mineiro – o da casa – o necessário

Modo de Preparar:
Limpe a leitoa com água fervendo. Misture o vinho, as cebolas picadas, a pimenta-do-reino e o tempero mineiro ( da casa ). Passe esse tempero em toda a leitoa e no seu interior. Se possível, tempere de véspera.Coloque em uma assadeira protegendo o rabo e as orelhas com o papel alumínio para não queimar, Na assadeira, coloque dois copos de óleo e o resto do tempero com um pouco de água. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno quente (180 graus ), por uma hora e meia, Molhe a leitoa com o caldo do fundo da assadeira. Quando estiver cozida, retire o papel alumínio e dixe corar. Estando pronta a leitoa, esquente bem 1 litro de óleo em uma panela e jogue sobre a leitoa para pururucar. Se quiser uma pururucada super bacana, é só passar fermento em pó na pele antes de jogar o óleo. Se tiver um maçarico, nos lugares que faltar pururucar é só chegar o fogo.


Os acompanhamentos são para cada pessoa.

Como estávamos fazendo uma festa para mais de 300 pessoas e já tinha arroz, salada, vinagrete, tropeiro e feijão rico, no dia não me preocupei.


O Ogro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário