DEGUSTAÇÕES DE CERVEJAS

Mais um final de semana! - 13/06/2014

Mais um final de semana inicia. Este com jogos das mais diversas seleções. Ainda foi possível, com poucos ogros, habitantes próximos, apreciar a vitória da Holanda em cima da Espanha, de balaiada. Aos amigos espanhóis, nossas desculpas, mas foi bom. Foi bom ver um time entrando como o grande azarão, se sagrar vencedor numa disputa até então considerada pendente para o outro lado, pela imprensa mundial e local.
Enquanto isso, só uma pequena turbinada para iniciar o final de semana, fechando a semana com louvores ao Brasil e aos brasileiros. Fora uma desordem aqui e acolá, foram esvaziadas as ruas, como sempre acontece em todas as copas. E o brasileiro estava, como podia, torcendo mais uma vez para o Brasil.
Nós começamos com uma Black Princess Gold, da cervejaria Petrópolis. Uma puro malte com sabor levemente adocicado e que pode e frequentará outras reuniões Ogras.
Passamos então à degustação da cerveja da vez, a Eisenbah. Com uma forte inclinação para o lado das Dunkel´s, fui com a boca boa para esta, apesar de haver também colocado na mesa a Weizenbier. Uma pena, mas a Dunkel ficou muito atrás das suas similares em tipo, perdendo feio. As duas cervejas. produzidas pela cervejaria Sudbrack, pertencente ao grupo Schincariol. A cerveja de trigo fez bonito, abusou das notas de especiarias, quase que perdendo o sabor de banana, frequente nas Weizenbier nacionais.
O que salvou o início da noite foi mesmo o jogo e um maravilhoso queijo de cabra holandês com Copa fatiada, que acabou com grande velocidade.
Não foi proposital, mas vitória Holandesa com queijo holandês, pareceu... coisa de Ogro.


NOTA 9

NOTA 6

O Ogro!!



Uma de outras tantas. - 10/06/2014

Gostamos de experimentar. Novos sabores, novas cores, novas experiências. E as cervejeiras estão entre as mais bem cotadas, como era de se esperar para um Ogro.
Em ida a um restaurante que se especializou em cervejas ditas diferentes, muitas foram as experiências e os bons momentos passados.
Mas desta vez foi no mínimo diferente.
Em companhia de um Ogro feliz e de bem com a vida, um Ogro da área do petróleo, sentei para mais um fim de dia após o trabalho. Depois de vasculhar pela enésima vez o cardápio, nos rendemos a uma cerveja pilsen puro malte que foi por muito tempo preferência em nossa mesa, a Teresópolis. Mas ela era a comum da noite, e não a rainha.
Sempre provamos algo diferente, e desta vez foi tudo do mesmo jeito. Pedimos ao garçom a carta de novo, vasculhamos e ao final pedimos:
"Traz uma daquelas diferentes."
Com a destreza de sempre, nosso bom e velho Marlon Brando ( apelido, é claro ), traz de volta uma cerveja cujo nome foi impossível de pronunciar. Disse se tratar de algo inédito, uma cerveja de bacon defumado. Acostumados a esta diversidade de sabores, demos a ele carta branca. Quando abriu e fomos provar, não é que a cerveja tem mesmo um toque de bacon defumado acentuado? Nada que enjoe, já que tomamos diversas, mas o sabor é algo inusitado e bom.




A cerveja nos deixou curiosos e satisfeitos, mas não convenceu.

O Ogro.

Degustações de cervejas - 02/06/2014


Aqui serão publicadas todas as degustações efetuadas pelos Ogros ( Mande suas fotos ) e serão comentadas por especialistas em Boa Vida:

Post 1 - Como Degustar sua cerveja:

Como diria um grande amigo Ogro, a melhor forma de degustar uma boa bebida é ........ sozinho.
Pelo menos não tem filão.

As diferentes bebidas ficam com certeza mais saborosas se você seguir algumas regras básicas. Mas, se não achar, tudo bem, também.

REGRA 1 - Em primeiro lugar, nossa bibliografia indica que não devem ser degustadas mais de 6 cervejas de uma só vez. Bem coerente. Os sabores se perdem;

REGRA 2 - Não misture cervejas totalmente diferentes em uma mesma degustação, isto deve dificultar a identificação dos sabores. Esta eu pulo;

REGRA 3 - Separe as cervejas, primeiro pela graduação, depois pela coloração;

REGRA 4 - Os mestres cervejeiros, para degustar uma cerveja, se prendem aos seguintes quesitos principais: cor, transparência, espuma, corpo, sensação, aroma, amargor e sensação residual. A melhor reunião de todos leva à melhor cerveja. Se houver uma disputa, o ideal é fornecer uma cartela com as cores de cada tipo de cerveja e uma outra com os números de 1 a 10 para cada quesito. Facilita. Se for só uma pequena reunião de Ogros no final do dia, dane-se esta regra.

REGRA 5 - Esta já não consta em nenhum lugar consultado. Mas para mim é básica. Para uma boa degustação, nada melhor que um bom copo, de preferência relacionado ao tipo de cerveja ingerida.

REGRA 6 -  Pedir para a patroa preparar alguns tira gostos e lavar os copos a cada prova, de preferência com um gole em uma água com gás. Esta também é minha.

No mais, é só aproveitar.

O Ogro. Amanha tem!!


01/06/2014 - Uma princesa

No final de semana, além, é claro, da boa e velha Brahma, degustamos uma Black Princess Gold.

Geladinha, uma cerveja puro malte, que desce bem a toda hora. É fabricada pela Cervejaria Petrópolis e sua graduação marcada no rótulo é de 4,7%.
Pilsen de baixa fermentação.
Tomamos junto com um bom churrasco, desta vez com uma fraldinha e cebolas do Outback.



O Ogro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário